A
grande associação cabalística, conhecida na Europa sob o nome de Maçonaria,
surge de repente no mundo, no momento em que o protesto contra a Igreja acaba
de desmembrar a unidade cristã. Os historiadores desta ordem não sabem
explicar-lhe a origem: uns dão-lhe por mãe uma associação de pedreiros formada
no tempo da construção da catedral de Estrasburgo; outros dão-lhe Cromwell por
fundador, sem entrarem em indagações se os ritos da maçonaria inglesa do tempo
de Cromwell não são organizados contra este chefe da anarquia puritana; há
ignorantes que atribuem aos jesuítas, senão a fundação ao menos a continuação e
a direção desta sociedade muito tempo secular e sempre misteriosa. À parte esta
última opinião, que se refuta por si mesma, podem se conciliar todas as outras,
dizendo que os irmãos maçons pediram aos construtores da catedral de
Estrasburgo seu nome e os emblemas de sua arte, que eles se organizaram pela
primeira vez publicamente na Inglaterra, a favor das instituições radicais e a
despeito do despotismo de Cromwell. Pode-se ajuntar que eles tiveram os templários por modelos, os
rosa-cruzes por pais e os joanitas por antepassados. Seu dogma é o de Zoroastro
e de Hermes, sua regra é a iniciação progressiva, seu princípio a igualdade
regulada pela hierarquia e a fraternidade universal; são os continuadores da
escola de Alexandria, herdeiros de todas as iniciações antigas; são os
depositários dos segredos do Apocalipse e do Zohar; o objeto de seu culto
é a verdade representada pela luz; eles toleram todas as crenças e não
professam senão uma só e mesma filosofia; eles não procuram senão a
verdade, não ensinam senão a realidade e querem chamar progressivamente todas
os inteligências à razão. O fim
alegórico da maçonaria é a reconstrução do templo de Salomão; o fim
real é a reconstituição da unidade social pela aliança da razão e da fé, e o
restabelecimento da hierarquia, conforme a ciência e a virtude, com a iniciação
e as provas por graus. Nada é mais belo, está se vendo, nada é maior do que
estas ideias e estas tendências; infelizmente as doutrinas da unidade e a
submissão à hierarquia não se conservaram na maçonaria universal; houve logo aí
uma maçonaria dissidente, oposta à maçonaria ortodoxa, e as maiores calamidades
da revolução francesa foram o resultado desta cisão.
http://miquels007.wordpress.com/verdades-sobre-a-maconaria/
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